Seu novo centro de estética e beleza!

Retina

O que é?

Fotografia do fundo de olho normal: a retina é toda rosada e ao centro, a mácula de cor castanha. O disco óptico, ovalado e róseo, está à direita, de onde partem os vasos sanguíneos que se ramificam pela superfície da retina.

A Retina é uma fina camada de células que reveste a parte mais interna do olho. Ela é responsável por transformar o estímulo luminoso em estímulo elétrico, que é transmitido ao nervo óptico. Por sua vez, o nervo óptico leva estas informações ao cérebro que, após o seu processamento, transformam-nas no que chamamos de visão. Ainda não há transplante ou regeneração da Retina, por isso, qualquer dano pode ser irreversível.

Doenças da Retina podem ser graves e, se não tratadas a tempo, podem causar cegueira irrecuperável.

Muitas doenças sistêmicas, como o Diabetes e a Hipertensão Arterial, podem causar danos à Retina e provocar perda da visão. O oftalmologista especializado em Retina (também chamado de Retinólogo) é um profissional que faz seis anos de medicina, mais três de oftalmologia e, geralmente faz mais dois anos dedicando-se à Retina, para depois estar apto a atender e tratar os casos desta especialidade dentro da oftalmologia.


Agendar Consulta
Agendar Consulta Estética


Para saber mais

  • Coriorretinopatia Serosa Central

    O que é

    Retinografia colorida de um paciente com coriorretinopatia serosa central, mostrando descolamento seroso da retina neurossensorial macular

    Angiografia com fluoresceína em que se observa hiperfluorescência por vazamento na região macular temporal superior

    Angiografia com fluoresceína em que se observa hiperfluorescência por vazamento na região macular temporal superior

    Doença que afeta a retina e a camada vascular embaixo da mesma, a coroide, de causa não completamente conhecida, mas que pode ser desencadeada por diversos fatores, sendo os mais importantes o estresse psicossocial e o uso de corticoides orais ou inalatórios. Postula-se que haja predisposição genética para o desenvolvimento desta doença. Ela se caracteriza pelo acúmulo de líquido sob a retina, causando a percepção de uma mancha na visão central ou próximo ao centro da visão.
    O paciente também pode desenvolver alteração na percepção das cores, distorção, perda da                   nitidez e uma série de outros sintomas visuais.

    A maior parte dos casos ocorre em pacientes na faixa dos 40 a 50 anos de idade, principalmente do sexo masculino. O diagnóstico é feito através do exame oftalmológico e exames complementares, como a angiografia com fluoresceína e a tomografia de coerência óptica.

    Tratamento

    A eliminação de fatores de risco é importante do tratamento da doença, quando possível. Se o paciente apresenta boa acuidade visual e a doença é de início recente, pode-se acompanhá-lo até que haja a resolução espontânea do quadro. Isto ocorre em grande parte dos casos. Para determinadas situações, como nos quadros persistentes ou em que se observa declínio da acuidade visual pode-se realizar a fotocoagulação a laser. Outras modalidades de tratamento podem ser usadas, de acordo com as particularidades de cada paciente.

Médicos Especialistas em Retina

CRM: 4294 - RQE: 999

Dr. Mário Junqueira Nóbrega

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 5957/SC - RQE: 2245

Dr. Evandro Luís Rosa

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 12289 - RQE: 6098

Dr. Fernando José De Novelli

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 18639 - RQE: 10543

Dr. Fabio Bom Aggio

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 21138 - RQE: 16488

Dra. Ana Paula Maganhoto

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 19639 - RQE: 11168

Dr. Marcos Henrique S. Martins

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 25566 - RQE: 15827

Dra Sarah El Aouar Preti

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 21882 - RQE: 20659

Dr. Fernando Amaral Junqueira Nóbrega

Agendar Consulta Ver Currículo