CIRURGIA REFRATIVA A LASER

LASIK, PRK E PTK – MIOPIA, HIPERMETROPIA, ASTIGMATISMO E PRESBIOPIA
A estrutura completa do Sadalla Laser, integrada ao Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, oferece consulta, exames e cirurgia em um único local, com agilidade, segurança e comodidade. O Sadalla Laser acompanha a evolução mundial em cirurgia refrativa e se mantém na vanguarda, investindo para sempre oferecer o que há de melhor. Conta com os equipamentos mais modernos do mundo – o Excimer Laser Schwind Amaris® 1050RS (Schwind, Alemanha) e o Femtosecond Laser FEMTO LDV Z8® (Ziemer, Suíça) -, médicos qualificados, equipe capacitada e estrutura física completa. Por este conjunto de diferenciais, é considerada uma referência nacional e internacional em cirurgia refrativa.


Agendar Consulta
Agendar Consulta Estética


Para saber mais

  • O QUE É MIOPIA?

    Miopia é uma condição na qual o olho é incapaz de enxergar à distância com clareza. Isso é devido ao formato do olho míope, em que a imagem se forma antes da retina. É normalmente tratada com óculos de grau, lentes de contato ou, de forma mais definitiva, com a cirurgia a laser. As lentes corretivas não curam ou revertem a miopia, mas sim, compensam o erro de refração, fazendo com que a imagem foque sobre a retina.

  • O QUE É HIPERMETROPIA?

    A hipermetropia é uma condição na qual o olho tem maior esforço para colocar imagens no foco, principalmente na visão de perto, levando a visão embaçada, cansaço visual e/ou dor de cabeça. Os sintomas variam de acordo com a idade e o grau da hipermetropia . O tamanho mais curto do globo ocular, ou a curvatura da córnea mais plana que o ideal, dificultam a focalização de objetos próximos de forma clara, na retina. A hipermetropia é bastante comum em crianças e, com o crescimento dos olhos, pode desaparecer. Após os 40 anos, a medida que vamos perdendo a capacidade automática dos olhos em ajustar o foco (presbiopia), é comum que pessoas com hipermetropia, mas que antes não precisavam de óculos, passem a ter dificuldade visual para perto e também para longe. A hipermetropia é corrigida com óculos de grau, lente de contato ou, em determinados casos, com cirurgia a laser.

  • O QUE É ASTIGMATISMO?

    O astigmatismo ocorre quando a córnea apresenta uma alteração em sua curvatura, o que distorce e torna desfocada a visão a qualquer distância. Grande número de casos de astigmatismo são congênitos (se nasce com ele) e permanecem sem se modificar durante a vida. Astigmatismos pequenos são comuns e podem aparecer em qualquer período da vida, não sendo necessário usar óculos ou lentes de contato, a menos que tragam sintomas. Os óculos para astigmatismo podem, em alguns casos, distorcer a imagem periférica e trazer sintomas de adaptação dos óculos (tontura, enjôo, sensação de estar andando numa ladeira). Lentes de contato também podem corrigir certos tipos de astigmatismo. A cirurgia a laser corrige a alteração na curvatura da córnea, diminuindo assim o astigmatismo de forma mais definitiva.

  • O QUE É PRESBIOPIA?

    A vista cansada ou presbiopia é a perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos, principalmente os mais próximos, como na distância de leitura. A vista cansada acontece naturalmente a partir dos 40 anos, porque com o passar do tempo, o cristalino (a lente interna do olho) perde a flexibilidade necessária para o ajuste do foco. Desta maneira, pessoas que nunca usaram óculos passam a necessitá-los para leitura e pessoas que já os utilizavam, muitas vezes, necessitam de óculos multifocais. As únicas pessoas que não precisam de óculos de leitura após os 45 anos são os míopes, pois estes tem o foco da visão naturalmente para perto.


Exames

  • Acuidade Visual (AV)

    É a medida da visão central do paciente. Pode ser realizada com correção (óculos ou lentes de contato) ou sem correção óptica. Normalmente, a AV é avaliada separadamente para longe e para perto. Para avaliar a AV para longe, realiza-se a projeção no quadro fixado à parede de letras ou símbolos de tamanhos progressivamente menores, até o limite de visão do paciente. Uma pessoa com 20/20 de AV tem visão central normal para longe. A AV para perto é avaliada com o auxílio de tabelas de leitura para perto.

  • Dilatação Pupilar

    Para saber o grau total que os olhos tem, é necessário a paralisação da acomodação. Isto é feito através de colírios, chamados cicloplégicos, que dilatam a pupila e possibilitam também a fundoscopia (exame do fundo de olho).

  • Refração (exame do grau)

    É fundamental a realização de uma criteriosa análise das refrações estáticas (sob cicloplegia – com dilatação da pupila) e dinâmica (sem dilatação da pupila). A refração irá determinar com precisão o grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo, conhecimento imprescindível para a realização do procedimento cirúrgico. A análise do histórico do grau pode auxiliar na decisão da cirurgia.

  • Topografia Computadorizada de Córnea

    Os topógrafos computadorizados medem milhões de pontos em torno de 95% da superfície corneana. A maioria se baseia no princípio do Disco de Plácido, que utiliza a córnea como um espelho refletor, projetando uma série de anéis sobre ela. Estes anéis são captados, analisados e codificados em cores, gerando mapas de curvatura. O Sadalla Laser utiliza o topógrafo E300, da Medmont, de alta definição.

    Mais informações:
    A topografia computadorizada é um excelente instrumento para confirmar o diagnóstico de ceratocone, na avaliação de pacientes candidatos a laser, ou ainda, em implantes de lentes intraoculares. A localização do ápice e a progressão da doença podem ser visualizadas quando se analisam os mapas coloridos. Esse exame é usado na rotina da avaliação pré-operatória de todos os pacientes candidatos a cirurgia a laser bem como no acompanhamento pós-operatório dos mesmo, aumentando assim, a segurança dos nossos pacientes.

  • Tomografia de Córnea com Scheimpflug

    Indicado para todos os pacientes candidatos à cirurgia refrativa, ceratocone e outras alterações corneanas. Proporciona simultaneamente a medida das curvaturas e elevações anterior e posterior da córnea; mapa paquimétrico (espessura corneana); análise em 3D da câmara anterior; medida do diâmetro corneano; avaliação do ângulo da câmara anterior; cálculo de índice I-S (diferença de curvatura entre a parte superior e a parte inferior da córnea). Auxilia no diagnóstico de ceratocone, densitometria corneana e cristalino e pupilometria.

  • Wavefront

    Estima-se que cerca de 95% das pessoas que realizam a cirurgia a laser atinjam uma visão de 20/20 (100% de quantidade de visão) a 20/30 (85% de quantidade de visão) sem óculos. Entretanto, isso não significa que todas elas ficarão com excelente qualidade de visão, pois o Excimer Laser convencional corrige apenas a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, tecnicamente chamados erros refrativos ou aberrações de baixa ordem. O olho é tão único quanto a própria impressão digital de cada pessoa. Isso significa que embora certas pessoas tenham exatamente o mesmo grau (de miopia ou hipermetropia e de astigmatismo), elas podem apresentar imperfeições exclusivamente individuais em um ou ambos os olhos, tecnicamente chamadas aberrações de alta ordem. Tais imperfeições interferem na qualidade da visão, especialmente à noite e em ambientes pouco iluminados, mesmo que a pessoa tenha ficado com a visão 20/20. Graças à tecnologia Wavefront (análise de aberrações oculares), os novos Excimer Lasers são capazes de proporcionar uma correção visual personalizada, controlando essas aberrações.

    Mais informações:

    Além da cirurgia personalizada com o Wavefront, nosso Excimer possui um sistema de aplicação do laser personalizado baseado na análise da superfície anterior do olho de cada paciente, mais especificamente da córnea. Chama-se Ablação Personalizada Baseada em Topografia (Corwave ou Topolink). Este sistema permite correções a laser para pacientes que realizaram transplante de córnea, sofreram trauma ocular ou cirurgia ocular prévia que resultou em altos graus de astigmatismo, miopia ou hipermetropia.

  • Aberrometria Ocular Corneana Interna e Total (OPD)

    Um dos mais modernos e avançados equipamentos para avaliação do sistema óptico, o OPD Scan III é uma estação de trabalho com múltiplas tarefas. Mede a refração objetiva sendo que o erro refrativo medido pode ser utilizado como referência ao prescrever lentes corretivas, como óculos e lentes de contato. A curvatura corneana, medida e o formato do segmento anterior (topografia e tomografia) podem ser utilizados como referência ao selecionar a curva de base das lentes de contato ou a potência refrativa das lentes intraoculares. Avaliar espaços do segmento anterior para melhor seleção de lentes fácicas e intraoculares para cirurgia de catarata. Avaliam com precisão o poder corneano com um dos mais precisos topógrafos existentes, com 33 anéis de luz azul. Também possibilita a avaliação do astigmatismo ocular individualmente: corneano, interno e total. O tamanho da pupila  do olho do paciente, medição do diâmetro e do centro, podem ser utilizados como referência durante a seleção das lentes intraoculares multifocais. Aberrações de frentes de onda, pode ser utilizada, por exemplo, quantificando os componentes do astigmatismo irregular ou apresentando visualizações simuladas de como os optótipos (teste de letras realizado no consultório) de acuidade visual são vistos pelo paciente com correção de visão. Permite avaliação separadamente das aberrações corneanas, internas e totais, além da asfericidade corneana. Avaliação precisa da posição real das lentes intraoculares tóricas (lentes que possibilitam a correção do astigmatismo), possibilitando melhor controle rotacional.

    Portanto, essa tecnologia permite um exame preciso e detalhado da córnea e de todo sistema óptico, oferecendo ao médico maior precisão no diagnóstico e tratamento de cada caso, além de facilitar o planejamento da cirurgia refrativa ou da catarata.

  • Tomografia de Coerência Óptica da Córnea (OCT)

    Gera uma imagem tomográfica sagital da córnea (de perfil). É possível medir a espessura dos mais variados locais da córnea e suas camadas, com a precisão dada em micrômetros (milésimos de milímetros). Cicatrizes e degenerações corneanas são localizadas com exatidão e, ao interpretar a imagem, o cirurgião pode planejar com maior segurança o tratamento adequado. No paciente que foi anteriormente submetido a uma cirurgia corneana, o OCT permite ao cirurgião visualizar o “flap” de LASIK e estroma residual (córnea restante abaixo do flap) ou medir a posição exata de anéis intracorneanos inseridos em portadores de ceratocone.

    Mais informações:
    O exame de OCT de córnea pode ser requisitado antes ou depois das seguintes cirurgias: LASIK, PRK, PTK, implante de anel intracorneano, transplante lamelar de córnea (DALK e DMEK) e transplante penetrante de córnea. Também ajuda o planejamento cirúrgico no tratamento de opacidades corneanas como cicatrizes causadas por conjuntivites ou distrofias de córnea.

  • ORIENTAÇÕES PARA CIRURGIA REFRATIVA A LASER

    ANTES DA CIRURGIA:

    • Semana da cirurgia, caso esteja gripado, resfriado, com febre ou tosse, entre em contato para reagendar sua cirurgia.
    • Caso seja usuário de lente de contato,retire-as antes da cirurgia, conforme orientações abaixo;
    • Lentes Gelatinosas – 1 semana;
    • Lentes Rígidas Gás-Permeáveis – 2 semanas;
    • Lentes Rígidas de P.M.M.A – 1 mês.
    • Aproximadamente 3 dias antes da cirurgia, uma de nossas orientadoras, entrará em contato para lhe orientar sobre como proceder no pré-operatório (horário de chegada para a cirurgia, informações sobre convênio, exames pendentes, etc.);
    • Não é necessário jejum antes da cirurgia, opte apenas por uma alimentação mais leve.

    NO DIA DA CIRURGIA:

    • Faça sua higiene pessoal normalmente e use roupas confortáveis;
    • Não utilize adornos no cabelo, jóias, maquiagem, perfume (exceto desodorante, que pode ser utilizado normalmente) e lentes de contato (caso seja usuário);
    • É necessária, principalmente nas técnicas de PRK e PTK, a utilização dos óculos escuros com proteção UVA/UVB e com as lentes mais escuras possíveis. Traga os seus óculos escuros no dia da cirurgia para medir o nível da proteção;
    • É obrigatório trazer o Termo de Consentimento para cirurgia preenchido e assinado pelo paciente e testemunha;
    • É obrigatória a presença de 1 (um) acompanhante.
  • DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CIRURGIA REFRATIVA E ERROS REFRATIVOS

    Importante: somente um médico oftalmologista poderá lhe fornecer informações precisas.

    O QUE É CIRURGIA REFRATIVA?
    É o procedimento que tem como objetivo corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) para reduzir ou eliminar a necessidade do uso de óculos e lentes de contato. Existem dois tipos principais de cirurgia para a correção do grau a laser. As mais utilizadas são o LASIK e o PRK.

    É POSSÍVEL FAZER A CONSULTA, EXAMES E SE SUBMETER À CIRURGIA NO MESMO DIA?
    Sim. Possuímos uma estrutura que poderá atender a esta necessidade, neste caso o paciente irá passar a maior parte do dia no interior do hospital.

    POSSUO UM ALTO GRAU DE MIOPIA. SERÁ QUE A CIRURGIA RESOLVERÁ O MEU PROBLEMA?
    Com a cirurgia a laser pode-se operar miopia de até 12 graus. Porém isto depende das características da córnea de cada paciente. Existem outras técnicas que poderão ser realizadas em graus mais altos ou quando a córnea não permite o tratamento a laser.

    NOS CASOS DE HIPERMETROPIA A CIRURGIA É INDICADA?
    Sim. Com o equipamento de laser de última geração como o do Sadalla Laser, é possível operar hipermetropia de até 6,0 graus, principalmente se estiver associado a astigmatismo. Em graus antes impossíveis de operar como +6,00 – 4,00 x 180°, hoje temos excelentes resultados. No entanto, tudo depende dos exames pré-operatórios.

    O ASTIGMATISMO COMBINADO COM A MIOPIA TRAZ BONS RESULTADOS?
    Sim. Tanto o astigmatismo puro quanto o combinado com a miopia, dependendo do grau, traz bons resultados. O médico fará a avaliação precisa considerando o grau, a espessura e outras medidas da córnea.

    SENDO UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO TÃO RÁPIDO, É SEGURO?
    Sim. É importante o paciente saber que todo procedimento cirúrgico tem riscos. Porém, no caso da cirurgia a laser, o grau de risco é extremamente baixo. O equipamento de laser tem recursos tecnológicos que o tornam um dos mais seguros e precisos da atualidade.

    VOU PRECISAR DE ÓCULOS APÓS A CIRURGIA?

    Depende da idade.
    Caso você tenha menos de 40 anos: provavelmente não irá utilizar óculos para nenhuma atividade.
    Caso você tenha mais de 40 anos: nesta fase, chamada presbiopia a utilização de óculos após a cirurgia depende de alguns fatores como atividades diárias e exigência visual de cada um. A cirurgia a laser nesta fase proporciona maior independência ao uso dos óculos. Pode ser necessário o seu uso para letras pequenas ou de acordo com a distância de trabalho mais exigida.
    O GRAU PODE VOLTAR?
    Não. O grau tratado não volta, porém caso esteja aumentando irá aparecer. Por isto antes dos 40 anos é importante que o grau esteja estável. No caso da presbiopia (vista cansada), com o enfraquecimento do olho, o grau de perto irá mudar, o que aumenta a necessidade dos óculos.

    QUE TIPO DE ANESTESIA É USADA?
    A anestesia é tópica, feita apenas com quatro gotas de colírio poucos minutos antes da cirurgia.

    SENTIREI DOR NA CIRURGIA?
    Independente da técnica cirúrgica (LASIK ou PRK), a maioria dos pacientes relata somente certo desconforto, como sensação de areia nos olhos e lacrimejamento, pálpebras inchadas e olhos discretamente vermelhos que desaparecerão rapidamente. No PRK, o desconforto pós-operatório é, normalmente, maior que no LASIK. Alerta-se que é de extrema importância utilizar os medicamentos de acordo com a prescrição médica.

    POSSO VOLTAR ÀS MINHAS ATIVIDADES NORMAIS DE TRABALHO E COTIDIANO NO DIA SEGUINTE?
    Depende. Se a técnica escolhida para o seu caso for o LASIK, sim, é possível voltar às atividades de trabalho e do cotidiano já no dia seguinte, desde que o ambiente não seja poluído ou contenha partículas em suspensão no ar. Já se a técnica escolhida para o seu caso for o PRK, recomenda-se 7 dias de afastamento de suas atividades. É importante saber que pode haver certa dificuldade visual com o olho operado no início independente de qual técnica tenha sido realizada.

    TENHO ACIMA DE 40 ANOS E USO BIFOCAIS PARA CORRIGIR MEU GRAU DE LONGE E DE PERTO. A CIRURGIA VAI RESOLVER MEU PROBLEMA?
    A cirurgia a laser pode corrigir a miopia, hipermetropia e astigmatismo em pacientes com presbiopia (popular vista cansada). Acima dos 40 anos, caso o grau seja totalmente corrigido para longe em ambos os olhos, o paciente necessitará de óculos para a leitura. A forma mais utilizada para eliminar ou diminuir a necessidade dos óculos para perto com a cirurgia a laser, é denominada visão balanceada, a mesma utilizada em usuários de lentes de contato. Para isso, corrige-se totalmente o grau do olho dominante para focalizar longe e o outro deixa-se um pouco míope, para dar visão para perto. A pequena diferença de grau entre os olhos é, em geral, rapidamente compensada pela adaptação cerebral. A visão para perto fica ainda melhor nos hipermétropes, por causa da asfericidade da córnea, promovida pelo laser. Se a pessoa costuma fazer leitura prolongada, recomendam-se óculos complementares para letras muito pequenas, principalmente em condições de baixa iluminação. A cirurgia a laser para tratamento multifocal da córnea, com a finalidade de proporcionar a mesma visão que os óculos multifocais está em estudos mas ainda não apresenta bons resultados. Em pacientes com graus elevados ou com catarata inicial, pode-se indicar a substituição do cristalino por implante de lentes multifocais, que proporcionam em cada olho visão para perto e para longe.

    PODEREI PRATICAR ESPORTES APÓS A CIRURGIA?
    Depende da modalidade do esporte. No caso de natação é recomendável não praticar pelo período mínimo de um mês. Quando não existe contato físico, é possível praticar esportes após uma semana. Nas demais modalidades (futebol, vôlei, basquete, etc.) pode-se praticar após um mês, mesmo assim, tomando cuidado extremo para não atingir os olhos.

    SOU USUÁRIO DE LENTES DE CONTATO. POSSO USÁ-LAS ATÉ O DIA DA CIRURGIA?
    Não, devido às alterações que as lentes de contato podem provocar na córnea. É aconselhável retirar com antecedência, conforme abaixo:
    ⦁ Lentes Gelatinosas – 1 semana;
    ⦁ Lentes Rígidas Gás-Permeáveis – 2 semanas;
    ⦁ Lentes Rígidas de P.M.M.A – 1 mês.

    QUAIS AS VANTAGENS DA CIRURGIA A LASER?
    A cirurgia refrativa é uma cirurgia rápida, segura e eficaz em que:
    -Não há necessidade de tampão ou curativo;
    – Não há necessidade de pontos;
    – A anestesia é feita somente com colírio;
    – Não há necessidade de internação;
    – A duração média da cirurgia é de 15 minutos, mas a aplicação do laser é somente de alguns segundos, de acordo com o grau a ser tratado;
    – A pessoa poderá trabalhar no dia seguinte à cirurgia, dependendo das condições do ambiente de trabalho (sem poluição) e se sentir apta às atividades. Há casos em que óculos ou lentes de contato continuam sendo o melhor recurso. Em torno de 5% dos casos pode haver grau residual, que necessita nova aplicação de laser.

    QUAIS AS VANTAGENS DA CIRURGIA A LASER?
    A cirurgia refrativa é uma cirurgia rápida, segura e eficaz que proporciona para o paciente:
    – Mais conforto e liberdade visual
    – Independência total ou parcial ao uso dos óculos (depende da idade)
    – Melhor qualidade de vida

    QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
    A duração média da cirurgia é de 15 minutos, mas a aplicação do laser é somente de alguns segundos, de acordo com o grau a ser tratado

    O QUE É EXCIMER LASER SCHWIND AMARIS® 1050RS?
    É o laser utilizado no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. O Excimer Laser Schwind Amaris oferece um conjunto de soluções próprias para tratamento personalizado dos erros refrativos, reduzindo as aberrações de alta ordem e assim melhorando a qualidade visual após o tratamento. Baseando-se no sistema integrado de software Schwind-Cam e no coeficiente de Zernike, é possível fazer o estudo das aberrações oculares e corneanas e seus respectivos tratamentos (aberração esférica, coma, trifólio, quadrifólio, etc.), bem como o tratamento de perfil asférico.

    O QUE É O FEMTO LDV Z8™?
    O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem oferece a mais avançada tecnologia para correção visual a laser através do laser de femtosegundos FEMTO LDV Z8™ (Ziemer – Suíça), um equipamento revolucionário tanto na área da cirurgia refrativa, transplantes de córnea, anel intracorneano e catarata. O FEMTO LDV Z8™ é um laser que permite realizar a cirurgia refrativa pela técnica do LASIK totalmente a laser (“All Laser LASIK”), sem a necessidade do uso de lâmina. A precisão é extremamente alta, o que permite confeccionar discos (flaps) mais finos e uniformes, preservando melhor a estrutura corneana do paciente. As bordas do disco são muito bem delimitadas, aumentando a sua estabilidade e resistência a traumas. Possibilita também confeccionar discos com diâmetros maiores, permitindo áreas amplas de tratamento na hipermetropia e nos tratamentos personalizados. O benefício para o paciente inclui precisão na correção do grau, melhora na qualidade visual e menor incidência de brilho, principalmente em ambientes pouco iluminados. Além disso, o laser de femtosegundos reduz o risco de complicações durante a cirurgia do LASIK. O tempo para a confecção do disco é cerca de 30 segundos.

    O QUE É LASIK?
    LASIK é a técnica mais utilizada no mundo para correção de graus a laser, tanto para miopia, quanto hipermetropia, astigmatismo, e de presbiopia. É realizado um corte ultrafino na camada anterior da córnea, o que permite a aplicação do laser na sua camada interna. Sendo assim, há menor superfície a cicatrizar, menos desconforto no pós operatório e a recuperação visual costuma ser rápida.

    O QUE É PRK?
    No PRK a correção do grau é realizado através da aplicação do laser na superfície da córnea. Este tratamento é indicado para pacientes que tem córneas mais finas, assimétricas ou são pacientes em geral mais jovens. É uma técnica muito segura, porém a recuperação visual é mais lenta. No pós operatório é fundamental evitar a exposição dos olhos ao sol por um período de 1 ano após a cirurgia.

    O QUE É PTK?
    O PTK (Ceratectomia Fototerapêutica) é uma forma de tratamento da superfície corneana utilizando o Excimer Laser com remoção uniforme de tecido. É indicado para o tratamento de doenças corneanas superficiais do epitélio e estroma anterior, como por exemplo, erosões recorrentes do epitélio, cicatrizes corneanas e distrofias. Além de remover as opacidades pode ser utilizado para regularização da superfície. Desta forma, o PTK é uma alternativa à remoção manual e aos transplantes de córnea.

    O QUE SÃO LENTES FÁCICAS (ALTOS GRAUS)?
    As lentes fácicas de Artisan ou Artiflex são implantadas nos olhos, fixadas na íris (cor dos olhos), com objetivo de corrigir Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo quando a cirurgia refrativa a laser não pode ser realizada. Isso geralmente ocorre em graus mais altos e córneas mais finas. Essas lentes possibilitam correção de até 20 graus de miopia, 10 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo. Elas têm sido implantadas na Europa desde 1986 e aqui no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem desde 1997.
    A cirurgia é realizada com anestesia local, não havendo necessidade de internação e a recuperação visual inicia-se já nas primeiras 24 horas.

    O QUE É MIOPIA?
    Miopia é uma condição na qual o olho é incapaz de enxergar à distância com clareza. Isso é devido ao formato do olho míope, em que a imagem se forma antes da retina. É normalmente tratada com óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia a laser. As lentes corretivas não curam ou revertem a miopia, mas sim, compensam o erro de refração, fazendo com que a imagem foque sobre a retina.

    O QUE É HIPERMETROPIA?
    É a dificuldade de focalização de objetos próximos, isto geralmente ocorre devido ao menor tamanho do globo ocular onde a imagem se forma após a retina. A hipermetropia é bastante comum em crianças e, com o crescimento dos olhos, pode desaparecer. A hipermetropia é corrigida com óculos de grau, lente de contato ou, em determinados casos, com cirurgia a laser.

    O QUE É ASTIGMATISMO?
    O astigmatismo distorce e torna nublada a visão a qualquer distância. Grande número de casos de astigmatismo são congênitos (presentes ao nascimento) e permanecem sem se modificar durante a vida. Astigmatismos pequenos são comuns e podem aparecer em qualquer período da vida, não sendo necessário usar óculos ou lentes de contato, a menos que tragam sintomas. Os óculos para astigmatismo podem, em alguns casos, distorcer a imagem periférica e trazer sintomas durante a adaptação aos óculos (tontura, enjôo, sensação de estar andando numa ladeira). Existem lentes e cirurgia a laser que melhoram a visão da pessoa com astigmatismo.

    O QUE É PRESBIOPIA?
    A vista cansada ou presbiopia é a perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos. A vista cansada acontece normalmente a partir dos 40 anos, porque com o passar do tempo, o cristalino (a lente interna do olho) perde a flexibilidade necessária para o ajuste do foco. Desta maneira, pessoas que nunca usaram óculos passam a necessitá-los para leitura e pessoas que já os utilizavam, muitas vezes, necessitam de óculos multifocais. As únicas pessoas que não precisam de óculos de leitura após os 45 anos são os míopes, pois estes tem o foco da visão naturalmente para perto.

    QUAL É O PREÇO DA CIRURGIA A LASER?
    Para consultar o valor da cirurgia refrativa e condições de pagamento, entre em contato pelo telefone (47) 3481-5343.

     


Tratamentos

  • CIRURGIA REFRATIVA A LASER

    LASIK, PRK E PTK – MIOPIA, HIPERMETROPIA, ASTIGMATISMO E PRESBIOPIA

    A estrutura completa do Sadalla Laser, integrada ao Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, oferece consulta, exames e cirurgia em um único local, com agilidade, segurança e comodidade. O Sadalla Laser acompanha a evolução mundial em cirurgia refrativa e se mantém na vanguarda, investindo para sempre oferecer o que há de melhor. Conta com os equipamentos mais modernos do mundo – o Excimer Laser Schwind Amaris® 1050RS (Schwind, Alemanha) e o Femtosecond Laser FEMTO LDV Z8® (Ziemer, Suíça) -, médicos qualificados, equipe capacitada e estrutura física completa. Por este conjunto de diferenciais, é considerada uma referência nacional e internacional em cirurgia refrativa.

  • CONSULTA E DIAGNÓSTICO DE ERROS REFRATIVOS

    Nossos olhos são como máquinas fotográficas, que possuem um sistema composto por duas lentes – a córnea e o cristalino – que focalizam a luz na retina, que é uma camada de células sensíveis a luz que reveste o fundo do olho, e que funciona como o filme da máquina fotográfica.
    Quando o foco da luz recai exatamente na retina saudável, temos um sistema óptico perfeito e, portanto, temos uma visão nítida, sem a necessidade de qualquer correção com lentes adicionais. Por outro lado, quando o foco se forma à frente ou atrás da retina, existe um erro de refração e a imagem formada estará fora de foco. Para colocarmos a imagem em foco, precisamos corrigir este sistema óptico, o que pode ser feito com lentes de óculos, lentes de contato, ou de forma mais definitiva, com a cirurgia de correção de grau, também chamada de cirurgia refrativa.
    O laser que utilizamos na cirurgia refrativa é de extrema precisão para modificar a curvatura da córnea – parte transparente da frente dos olhos, que funciona como a principal lente natural. O laser realiza a modificação necessária na curvatura da córnea para corrigir os erros refrativos do olho, que podem ser a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo.

Médicos Especialistas em Cirurgia a Laser

CRM: 1406

Dr. Newton R. Salerno

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 4160

Dra. Veralúcia Ferreira Oliveira

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 9479/SC

Dr. Vinícius Coral Ghanem

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 12887

Dr. Ramon Coral Ghanem

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 14525

Dra. Geraldine Trevisan Tecchio

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 15020

Dra. Liberdade Cezaro Salerno

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 13004

Dra. Marcielle Abicalaffe Ghanem

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 21697

Dr. André Luís Piccinini

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 24929

Dr. Renan Ferreira Oliveira

Agendar Consulta Ver Currículo

CRM: 25614

Dr. Gabriel de Almeida Ferreira

Agendar Consulta Ver Currículo