Lentes Intraoculares
Existem diversos tipos de lentes que podem ser implantadas no lugar da catarata e podem ser, basicamente, de dois tipos: Multifocais ou Monofocais. Ao longo dos anos as lentes passaram por um grande desenvolvimento tecnológico, sendo que as lentes atuais são dobráveis e permitem a correção do astigmatismo, como também da presbiopia (conhecida popularmente como vista cansada).
Lentes Intraoculares Multifocais
Estas lentes permitem foco para longe e para perto e, em geral, proporcionam maior qualidade de visão global e liberdade dos óculos. O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem utiliza as lentes mais modernas do mundo, sendo que os modelos de lentes são indicados de acordo com as necessidades individuais dos pacientes. Existem algumas doenças oculares que impossibilitam o implante das lentes multifocais, por isso o médico oftalmologista irá orientar se este for o caso do paciente.
Tipos de Lentes Intraoculares Multifocais:
Atualmente, existem diversos modelos de lentes intraoculares multifocais que proporcionam diferentes qualidades de visão e distâncias de foco. O índice de satisfação dos pacientes com as lentes multifocais é maior do que 90% (noventa por cento) e varia de acordo com o tipo da lente escolhida. Nenhuma lente, entretanto, é garantia de visão perfeita, mesmo com um procedimento cirúrgico bem realizado pelo seu médico.
Multifocal Trifocal
Esta lente proporciona boa qualidade de visão para longe, intermediária e perto. Os brilhos nas luzes à noite também são frequentes, em geral de intensidade leve a moderada, e costumam melhorar muito após 6 a 12 meses. Aproximadamente 3% dos pacientes precisam de óculos em algumas ou várias situações.
Multifocal Echelette
Conhecida como a tecnologia que permite a visão com foco estendido (EDOF), esta lente permite boa qualidade de visão de longe, com menor incidência de brilhos/halos ao redor das luzes à noite. Em geral, possibilita boa visão para o computador (visão intermediária) e visão razoável para perto. Para perto, 80% (oitenta por cento) dos pacientes ficam livres dos óculos, entretanto, é possível que seja necessário seu uso em algumas situações. Para reduzir ainda mais a necessidade de óculos para perto, o cirurgião pode deixar um pouco de miopia em um dos olhos. Essa técnica mantém a visão para longe boa e melhora a visão de perto.
Multifocal Dual-Tech (Synergy)
Consiste na tecnologia mais recente em lentes intraoculares da atualidade. Combina as tecnologias das lentes EDOF e Trifocais, possibilitando boa visão para as distâncias de longe, intermediária e perto, com boa qualidade no contraste das cores e baixa a moderada incidência de brilhos/halos ao redor das luzes à noite. Estima-se que aproximadamente 2% dos pacientes precisarão de óculos após a cirurgia.
Multifocal Bifocal
É uma ótima lente, mas apresenta basicamente duas distâncias de foco: longe e perto. Portanto, a visão intermediária é pior do que nas lentes anteriores. Podem ocorrer brilhos/halos noturnos semelhantes aos das Lentes Trifocais. Menos utilizada atualmente.
Informações Importantes:
Após o procedimento cirúrgico com implante multifocal, para alcançar boa visão, é necessário que os olhos fiquem sem grau ou com pouco grau. Caso reste algum grau que incomode a visão do paciente, será realizado um procedimento cirúrgico com Excimer Laser, sem custos, desde que não haja contraindicação médica para realizá-lo. Isto acontece em aproximadamente 5% (cinco por cento) dos casos. Semelhante ao que acontece quando se inicia o uso de óculos multifocais, é necessário um período de adaptação para se alcançar os benefícios do implante com as lentes intraoculares multifocais. Esse período varia de 1 (um) a 6 (seis) meses. A taxa de insatisfação com as lentes multifocais é muito baixa sendo que a grande maioria dos casos de insatisfação tem tratamento. Apesar de raro (menos que 1% dos casos), é possível que o paciente não se adapte com a lente multifocal implantada e seja necessária a troca por uma lente monofocal. Nesses casos, pode haver a necessidade de voltar a usar óculos para algumas situações ou continuamente. Essa substituição da lente é, na maioria dos casos, coberta pelos planos de saúde. Caso não seja, ela terá custos ao paciente (muito menores que do primeiro procedimento cirúrgico de implante de lente multifocal).
Lentes Intraoculares Monofocais
Monofocal Hidrofóbica Asférica
Essa lente é o modelo monofocal mais utilizado, que permite qualidade visual superior devido a redução da aberração esférica. A aberração esférica é um efeito óptico indesejado que causa piora da visão de contraste e brilhos noturnos. Assim como em todas as lentes monofocais, elas possuem um foco (ou longe ou perto). Visando possibilitar menor dependência dos óculos no dia-a-dia, na maioria dos casos, planeja-se em um dos olhos uma lente melhor para longe e o outro olho o foco melhor para perto. Isso é chamado de visão balanceada ou monovisão. A visão final dependerá da adaptação à monovisão, do grau final após o procedimento cirúrgico e as necessidades do paciente. A probabilidade de necessitar de óculos é consideravelmente maior que nas lentes multifocais. Muitos pacientes conseguem ficar sem óculos para longe e perto, mas aproximadamente 20% (vinte por cento) vão precisar de óculos para longe e 50% (cinquenta por cento) para perto. Alguns pacientes podem precisar de óculos multifocais.
Monofocal Hidrofóbica Asférica com Foco Extendido (EDOF)
Representa a nova geração em lentes monofocais. Ela possui a mesma plataforma das lentes monofocais hidrofóbicas asféricas no entanto, na parte central da lente há um aumento progressivo no grau, o que proporciona melhora significativa na visão intermediária e mantém a mesma qualidade visual para longe.
Monofocal Hidrofílica Asférica ou Simples
É uma lente semelhante a lente monofocal hidrofóbica, mas a qualidade do material da lente é discretamente inferior.
Monofocal Esférica
É a lente mais simples que disponibilizamos. Ela pode não apresentar a mesma qualidade de visão que as anteriores e causar mais brilhos/halos noturnos, pois não corrige a aberração esférica, que reduz um pouco a qualidade de visão. Mesmo assim, costuma proporcionar boa visão para a maioria dos pacientes. A necessidade de óculos pode ser maior com essa lente.
Lentes Tóricas
São lentes que corrigem o astigmatismo (tipo de grau que pode causar distorção visual). O médico irá indicar o modelo tórico se houver a necessidade.