20 Maio, 2024

Gerenciando a Interface Entre Setores para Garantir a Efetividade em um dos Maiores Hospitais Oftalmológicos da América Latina


Gerenciando a Interface Entre Setores para Garantir a Efetividade em um dos Maiores Hospitais Oftalmológicos da América Latina

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1. Resumo

Desde as primeiras civilizações, a divisão de tarefas faz parte do funcionamento social humano, sendo percebida em aspectos cotidianos, como a família e a igreja, até as estruturas organizacionais mais complexas, como os serviços de saúde. Em um hospital ou clínica de oftalmologia, essa distribuição de funções se materializa em setores e profissionais, que podem ter diversos formatos de funcionamento. Independentemente do porte do hospital ou clínica, ou da quantidade de áreas e colaboradores, desde que esses setores estejam bem organizados e integrados, com metas claras e monitoradas, aumentam as chances de atingir a excelência, garantindo a profissionalização, a sustentabilidade, o crescimento e um clima organizacional de qualidade.

Gerenciar a interface de funcionamento entre os setores de um hospital ou clínica é fundamental para gerar eficácia e eficiência nos processos, qualidade nas comunicações internas e externas, gestão adequada de recursos, gerenciamento de riscos, melhoria contínua e cumprimento dos objetivos estratégicos. Isso também gera sinergia e empatia entre os profissionais, ampliando a visão holística e a análise crítica.

Todo hospital ou clínica é um sistema integrado onde cada setor está interligado com os outros, e suas relações são de interdependência. O desempenho de um setor pode afetar outros setores e a organização como um todo. Assim, é importante analisar e definir metodologias e ferramentas que identifiquem os pontos essenciais para que essas inter-relações entre setores, ou a cadeia de valor, sejam claramente formalizadas, disseminadas e monitoradas.

Para isso, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (HOSAG) de Joinville/SC adotou uma metodologia específica para implementar e realizar esse processo, servindo como instrumento de análise e benchmarking para outros serviços de saúde que, como o HOSAG, têm a excelência como valor fundamental.

 

2. Introdução

Nos serviços oftalmológicos, onde a excelência na prestação dos serviços é crucial, a eficiência na gestão da interrelação entre os diversos setores de um hospital ou clínica desempenha um papel fundamental. Compreender e otimizar essa necessidade é essencial para garantir cuidados integrados, eficientes e de alta qualidade, além de:

 

  • Prevenção de problemas: Reduz a probabilidade de erros, eliminando desconfortos, atritos pessoais e percepções de má qualidade pelos usuários, além de retrabalhos.
  • Eficiência na coordenação dos times: Facilita a coordenação das atividades e processos entre diferentes áreas, garantindo que todos os setores trabalhem em harmonia para alcançar os objetivos organizacionais.
  • Clareza de direcionamento: Promove transparência sobre os objetivos e entregas básicas do setor, aumentando o senso de pertencimento e comprometimento.
  • Eficácia na comunicação interna: Facilita a comunicação fluida e precisa, eliminando ruídos e interpretações errôneas, melhorando o clima de trabalho e as entregas de cada setor.
  • Uso eficiente de recursos: Otimiza o uso dos recursos, evitando redundâncias e desperdícios, maximizando a eficiência operacional.
  • Prevenção e resolução de problemas: Facilita a resolução colaborativa de problemas, reunindo diferentes perspectivas e habilidades.
  • Melhorias na experiência do paciente/cliente: Garante uma transição suave entre os diferentes pontos de contato com a organização, proporcionando um serviço consistente e de alta qualidade.
  • Fortalecimento da cultura organizacional: Promove um clima de colaboração, confiança e trabalho em equipe, onde os profissionais se sentem valorizados e motivados.

A interdependência entre os setores de uma empresa é cada vez mais evidente, à medida que as organizações buscam responder às demandas crescentes dos clientes, às mudanças tecnológicas rápidas e às pressões competitivas. Essa inter-relação e interdependência entre setores e atividades é conhecida como cadeia de valor interna.

 

3. Objetivos

3.1. Objetivo Geral

  • Apresentar a metodologia adotada pelo Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (HOSAG) para gerenciamento da interface do funcionamento entre os setores que formam a instituição.

3.2. Objetivos Específicos

  • Oportunizar o aprendizado e reflexões sobre a importância da cadeia de valor entre setores de um hospital ou clínica de oftalmologia.
  • Gerar insights para que outros serviços de oftalmologia possam implementar a gestão da interface entre setores.

 

 4. Materiais e Métodos

O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (HOSAG) está localizado no Estado de Santa Catarina, no Município de Joinville, sendo uma das principais referências em oftalmologia no Brasil. Atualmente, o HOSAG é um dos maiores hospitais de oftalmologia da América Latina, além de fazer parte do Grupo Opty, o maior conglomerado de oftalmologia do Brasil. Fundado em 1942 pelo Dr. Sadalla Amin Ghanem, a instituição passou a agregar novos profissionais e especialidades oftalmológicas distintas, formando uma equipe coesa de clínicos, cirurgiões e técnicos.

O HOSAG possui uma estrutura de mais de 10 mil m², 6 salas cirúrgicas, 2 Centros de Diagnóstico, 47 Consultórios Médicos, 2 Pronto Atendimentos, 1 serviço de Estética e 1 sala adaptada para teste ORCAM. Em média, o HOSAG realiza anualmente 120 mil consultas, 11 mil atendimentos de pronto-socorro, 290 mil exames de diagnóstico e 17 mil cirurgias. O hospital está em constante evolução, tendo a qualidade como principal norteador. Desde 2016, está certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo classificado desde 2017 no nível 3, a maior categoria possível entre a estrutura do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA.

Figura 1 – Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem atualmente (fev./24)

Os mais de 40 médicos e 215 colaboradores, formam os diversos setores do hospital, que por
sua vez, compõem a estrutura organizacional, apresentada abaixo:

Figura 2 – Estrutura organizacional do HOSAG (fev./24)

Quando olhamos para um organograma de forma isolada, muitas vezes não percebemos as inter-relações que existem entre os setores, ou seja, suas conexões de funcionamento, que podem envolver a troca de informações, dados, documentos, recursos ou atividades que transcendem as fronteiras setoriais. Essas interações ocorrem quando um setor depende de outro para realizar suas atividades ou quando o resultado de um setor afeta diretamente outro. Por exemplo:

  • Para que os processos do Centro Cirúrgico (cliente) funcionem de maneira efetiva, sem problemas ou incidentes, é necessário que a Farmácia (fornecedor) disponibilize até às 15h30 do dia anterior os materiais e medicamentos na quantidade necessária para a realização das cirurgias, conforme agendamentos.
  • Para que os processos realizados pela Farmácia (cliente) funcionem de maneira efetiva, sem problemas ou incidentes, é necessário que o setor de Compras (fornecedor) garanta o abastecimento/entrega semanal dos materiais/medicamentos necessários para as cirurgias.
  • Para que os processos realizados pela Gestão de Pessoas (cliente) funcionem de maneira efetiva, sem problemas ou incidentes, é necessário que as Lideranças (fornecedores) analisem e corrijam o ponto eletrônico em até 4 dias após o fechamento.

Todo esse sistema traz consigo diversos desafios, especialmente:

  • Complexidades das próprias atividades em si: diversas etapas de execução no sistema informatizado, inúmeras regras de convênios, manuseios de equipamentos, são alguns exemplos de como uma atividade pode ser repleta de etapas e complexidades.
  • Gerenciamento das inter-relações pessoais: em cada “caixinha” do organograma há, muitas vezes, dezenas de pessoas alocadas. Gerenciar as características pessoais, relações, habilidades e comportamentos é uma tarefa desafiadora e que impacta diretamente no funcionamento do setor e, portanto, nas suas entregas.
  • Prazos que devem ser atendidos: as atividades muitas vezes precisam ser entregues para outro setor em um determinado prazo, o que muitas vezes gera atritos e desgastes entre os times.
  • Qualidade das entregas: as atividades e “produtos” de cada setor, mesmo sendo executados no prazo, por exemplo, precisam ser feitos com qualidade para que a próxima área que dará continuidade ao processo consiga executá-lo adequadamente.

Assim, podemos dizer que, quanto maior for o hospital/clínica, mais difícil será o “azeitamento” dessas interações, cabendo, portanto, um olhar cuidadoso, sistemático e metodológico para um gerenciamento efetivo.

Neste cenário e objetivando eliminar ao máximo as arestas e possíveis ineficácias, o HOSAG implementou um método para gerenciamento da interface entre setores, intitulado ludicamente de “Contrato de Metas entre Setores (Cadeia de Valor)”, sendo uma ferramenta prática de gestão. Neste modelo de contratualização interna, promove-se a colaboração e o trabalho em equipe, a formalização dos pontos críticos de funcionamento entre áreas, além de garantir que todos os setores estejam trabalhando na mesma direção em prol dos objetivos organizacionais.

 

4.1 – Metodologia do Contrato de Metas entre Setores (Cadeia de Valor) do HOSAG:

O Escritório da Qualidade do HOSAG estruturou em outubro/2023 a ferramenta para construção do contrato de metas entre os setores, composta por:

  • Contratante: Campo para descrição do nome do setor, acompanhado do nome do Gestor, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas no contrato.
  • Contratados: Campo para descrição do nome dos setores, acompanhado dos nomes dos setores e Gestores, com os quais se está contratualizando metas.
  • Cláusula contratual (metas críticas): Campo para descrição das metas contratuais entre as partes (contratante e contratados).
  • Fornecedor responsável pela entrega: Campo para descrição do setor responsável pelo cumprimento das metas contratuais.
  • Gestor responsável pela gestão da cláusula contratual: Campo para descrição do nome do líder responsável pelo monitoramento da meta contratualizada.
  • Forma de gerenciamento/mensuração: Campo para descrição das maneiras pelas quais as metas contratualizadas serão gerenciadas (ex.: notificação de quebra de contrato, resultado de indicadores, entre outros).
  • Assinaturas contratuais: Campo para assinatura das partes – contratante e contratados.

Abaixo apresentamos a ferramenta em sua versão final:

CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR)

DCO.GP.229

Emissão: 23/10/2023 Versão: 01

CONTRATANTE

CONTRATADOS

CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA)

FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA

GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL

FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO

ASSINATURAS CONTRATUAIS

Data da contratualização:

/ /

NOME/ASSINATURA DO GESTOR (ES) CONTRATANTE (S)

CARGO

NOME/ASSINATURA DO GESTOR (ES) CONTRATATADO (S)

CARGO

Figura 3 – Modelo da ferramenta de gerenciamento intersetorial do HOSAG: Contrato de Metas entre
Setores (cadeia de valor)

 

Após a construção dessa ferramenta metodológica, em 28/01/2023, todos os Gestores do HOSAG participaram do Workshop de Mapeamento de Processos e de Riscos. Na oportunidade, foi apresentada a metodologia que passaria a vigorar como ferramenta de gestão interna. Os gestores realizaram exercícios práticos de aprendizado e fixação do conteúdo, com uma data limite estabelecida para a construção dos contratos.

Figura 4 – Lista de Presença e foto do Workshop de Mapeamento de Processos e de Riscos realizado
no HOSAG em 28/01/2023

A partir de todo esse trabalho, passou-se então a definir e construir o contrato de metas entre setores, sendo realizado o processo para a integralidade dos setores da instituição. Apresentamos a seguir alguns exemplos práticos dos contratos implementados:

 

4.2 – Contrato de Metas entre Setores (Cadeia de Valor) do HOSAG – exemplos práticos:

  • 4.2.1 – Centro cirúrgico:

CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES

(CADEIA DE VALOR)

DCO.GP.229

Emissão: 20/12/2023 Versão: 01

CONTRATANTE

CENTRO CIRÚRGICO

setor integrante do PROCESSO DE NEGÓCIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Gerente Assistencial, SUELEN SCHTIGUEL SERPA, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato.

CONTRATADOS

AGENDAMENTO DE CIRURGIAS, INTERNAÇÃO CIRÚRGICA, SUPRIMENTOS/FARMÁCIA, CME, MANUTENÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

setores integrantes dos PROCESSOS DE NEGÓCIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pela Coordenadora de Agendamento de Cirurgias e Internação, ELISANGELA DELVOSS; setores integrantes dos PROCESSOS DE APOIO, neste ato representada pela Coordenadora de Suprimento e Farmácia, SUELEN SCHTIGUEL SERPA; Enfermeira da CME, TALLYTA COUTO SALES, Supervisor de Manutenção, MARCELO DE MIRA e Coordenador de Tecnologia e Informação, PAULO CESAR TZELIKIS, responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato.

CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA)

FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA

GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA

CONTRATUAL

FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO

Garantir capacidade cirúrgica instalada

Agendamento de Cirurgias

Gerente Assistencial

Bate Mapa Notificação da quebra de contrato

Internar paciente pelo menos com 1 hora de antecedência ao horário da cirurgia

Internação Cirúrgica

Gerente Assistencial

Indicador de Atraso de Início de Cirurgia

Garantir materiais e medicamentos na quantidade necessária para a realização de cirurgia as 15h30 do dia anterior

Suprimentos Farmácia

Gerente Assistencial

Bate Mapa Notificação da quebra de contrato

Dispensar e consistir em conta OPME até as 17 horas das cirurgias que irão ocorrer no dia subsequente

Suprimentos

Gerente Assistencial

Bate Mapa Notificação da quebra de contrato

Dispensar todos os instrumentais cirúrgicos, limpos e esterilizados diariamente enquanto houver procedimento em sala

CME

Gerente Assistencial

Indicador de Atraso de Sala

Notificação da quebra de contrato Indicadores da CME

Cumprir o plano de manutenção preventiva dos equipamentos do Centro Cirúrgico

Manutenção

Gerente Assistencial

Índice de cumprimento da manutenção preventiva de equipamentos

Atender as Ordens de Serviço classificadas como urgentes conforme SLA acordado (24 horas)

Tecnologia da Informação

Gerente Assistencial

Índice de atendimento das OS dentro dos SLA acordado

Realizar os procedimentos cirúrgicos no horário agendado, eliminando atrasos

Médicos Cirurgiões

Gerente Assistencial

Indicador de Atraso de Início de Cirurgia

Cumprir o tempo estipulado de degermação cirúrgica (Médicos)

Médicos Cirurgiões

Gerente Assistencial

Observatório de higienização das mãos (CCIH)

ASSINATURAS CONTRATUAIS

Data: 20/12/2023

SUELEN SCHTIGUEL SERPA

Gerente Assistencial

MILENA VITÓRIO ALVES

Superintendente Regional Sul

  • 4.2.2 Centros de Diagnose:

CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES

(CADEIA DE VALOR)

DCO.GP.229

Emissão: 06/11/2023 Versão: 01

CONTRATANTE

CENTRO DE DIAGNÓSTICOS

setor integrante do PROCESSO DE GESTÃO/ASSISSTENCIAL/APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Supervisora do Centro de Diagnósticos, CAMILLA DUTRA

CAETANO, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato.

CONTRATADOS

FARMÁCIA, SUPRIMENTOS, HIGIENIZAÇÃO, MANUTENÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, CME, CORPO CLÍNICO

setores integrante dos PROCESSOS DE GESTÃO/ASSISTENCIAL/APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pelos seus Gestores imediatos, Farmacêutica LINA MACIEL GOUVÊA, Gerente Assistencial SUELEN SCHTIGUEL SERPA, Coordenadora de Higienização CAROLINE MAHL, Supervisor de Manutenção MARCELO DE MIRA, Coordenador de TI PAULO CÉSAR TZELIKIS, Enfermeira CME TALLYTA BEZERRA COUTO SALES, Superintendente Regional Sul MILENA VITÓRIO

ALVES responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato.

CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA)

FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA

GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA

CONTRATUAL

FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO

Receber materiais de expediente conforme solicitação

Suprimentos e Farmacêutica

Supervisora de Exames

  • Conferência dos materiais recebidos com a solicitação.

  • Notificações de

quebra de contrato

Realização das limpezas terminais de sala conforme escala

Higienização

Supervisora de Exames

Qualquer quebra de contrato é tratada diretamente com a responsável da

higienização

Cumprir o plano de manutenção preventiva dos equipamentos e/ou conforme SLA

Manutenção

Supervisora de Exames

– Indice de cumprimento da manutenção preventiva

– Notificação de quebra de contrato

Entrega de materiais estéreis e retirada do

material sujo

CME

Sup. de Exames

Notificação de quebra de contrato

Manter os aparelhos em rede e em funcionamento

Tecnologia da Informação

Sup. de Exames

Garantir a entrega da justificativa médica para a autorização do exame no convenio dentro do limite

de prazo combinado

Corpo Clínico

Sup. de Exames

ASSINATURAS CONTRATUAIS

Data: 20/12/2023

CAMILLA DUTRA CAETANO

Supervisora do Centros de Diagnósticos

MILENA VITÓRIO ALVES

Superintendente Regional Sul

 

  • 4.2.4 Estética Avançada:

CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES

(CADEIA DE VALOR)

DCO.GP.229

Emissão: 25/10/2023 Versão: 01

CONTRATANTE

ESTÉTICA AVANÇADA

setor integrante do PROCESSO ASSISTENCIAL do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Supervisora do Centros de Diagnósticos, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato.

CONTRATADOS

TESOURARIA, SUPRIMENTOS, MANUTENÇÃO, CME

setores integrantes dos PROCESSOS DE GESTÃO e de APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pelos seus Gestores imediatos, responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato.

CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA)

FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA

GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA

CONTRATUAL

FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO

Fechar o caixa, diariamente até 18h

Tesouraria

Coordenador Financeiro

Notificação da quebra de contrato

Entrega dos kits de MAT/MED, nas segundas-feiras às 8h

Suprimentos e Farmácia

Sup. de Suprimentos e Farmacêutica

Notificação da quebra de contrato

Cumprir o plano de manutenção preventiva da plataforma Etherea

Manutenção

Sup. de Manutenção

Notificação da quebra de contrato

Entrega de materiais estéreis nas segundas-feiras às 8h

CME

Gerente Assistencial

Notificação da quebra de contrato

ASSINATURAS CONTRATUAIS

Data: 20/12/2023

CAMILLA DUTRA CAETANO

Supervisora do Centros de Diagnósticos

MILENA VITÓRIO ALVES

Superintendente Regional Sul

  • 4.2.5 – Financeiro:

CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES

(CADEIA DE VALOR)

DCO.GP.229

Emissão: 25/10/2023 Versão: 01

CONTRATANTE

FINANCEIRO

setor integrante do PROCESSO DE GESTÃO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pelo Coordenador Financeiro, VICTOR HUGO CLAUDINO, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato.

CONTRATADOS

TESOURARIA / SUPRIMENTOS / FARMÁCIA / MANUTENÇÃO / CME

setores integrantes dos PROCESSOS DE APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pelos seus Gestores imediatos, Gerente Assistencial, SUELEN SCHTIGUEL SERPA; Supervisor de Manutenção, MARCELO DE MIRA; Coordenadora de Contas a Receber CSI, TATIANE BERTOLDI responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato.

CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA)

FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA

GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA

CONTRATUAL

FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO

Fechar o caixa, diariamente até 18h

Tesouraria

Coordenador Financeiro

Notificação da quebra de contrato

Entrega dos kits de MAT/MED, nas segundas-feiras às 8h

Suprimentos e Farmácia

Sup. de Suprimentos e Farmacêutica

Notificação da quebra de contrato

Cumprir o plano de manutenção preventiva da plataforma Etherea

Manutenção

Sup. de Manutenção

Notificação da quebra de contrato

Entrega de materiais estéreis nas segundas-feiras às 8h

CME

Gerente Assistencial

Notificação da quebra de contrato

ASSINATURAS CONTRATUAIS

Data: 20/12/2023

VICTOR HUGO CLAUDINO

Coordenador Financeiro

MILENA VITÓRIO ALVES

Superintendente Regional Sul

  • 4.2.6 – Gestão da Qualidade:

CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES

(CADEIA DE VALOR)

DCO.GP.229

Emissão: 25/10/2023 Versão: 01

CONTRATANTE

GESTÃO DA QUALIDADE

setor integrante do PROCESSO DE GESTÃO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Supervisora de Qualidade, JANAINA BALSANELLI DA SILVA, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato.

CONTRATADOS

TODOS OS SETORES DO HOSAG

setores integrantes dos PROCESSOS DE GESTÃO/ASSISTENCIAL/APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pela Diretora MILENA VITÓRIO ALVES, responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato.

CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA)

FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA

GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA

CONTRATUAL

FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO

Indicadores alimentados e analisados criticamente até o dia 10 de cada mês

Todos os Gestores

Supervisora da Qualidade

Sistema Interact E-mail

Registros de ocorrências analisados em até 72h (incidente sem danos) e 48h (incidente com dano)

Todos os Gestores

Supervisora da Qualidade

Sistema Interact E-mail

Manifestações de pacientes analisadas em até 48h

Todos os Gestores

Supervisora da Qualidade

Sistema Interact E-mail

ASSINATURAS CONTRATUAIS


Data:
20/12/2023

JANAINA BALSANELLI DA SILVA

Supervisora de Gestão da Qualidade

MILENA VITÓRIO ALVES

Serintendente Regional Sul

  • 4.2.7 – Gestão de Pessoas:

CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES

(CADEIA DE VALOR)

DCO.GP.229

Emissão: 27/09/2023 Versão: 01

CONTRATANTE

GESTÃO DE PESSOAS

Setor integrante do PROCESSO DE GESTÃO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Coordenadora de Gestão de Pessoas, JÉSSICA CAROLINE GOULART, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato.

CONTRATADOS

TODOS OS GESTORES DO HOSAG, ANALISTAS DE DP DO CSI

Neste ato representado por todos os Gestores do HOSAG e pelo Analista de Departamento Pessoal do CSI – Centro de Soluções Integradas, responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato.

CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA)

FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA

GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA

CLÁUSULA CONTRATUAL

FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO

Enviar o atestado de saúde em até 48 horas após a emissão

Todos os Gestores

Coordenadora de Gestão de Pessoas

– Lançamento no Sistema Senior

– Not. da quebra de contrato

Analisar e corrigir o ponto eletrônico em até 4 dias após o fechamento

Todos os Gestores

Coordenadora de Gestão de Pessoas

– Relatório de gerenciamento do ponto

– Notificação da quebra

de contrato

Receber o kit admissional na sexta-feira anterior à integração do novo prof.

Departamento Pessoal do CSI

Coordenadora de Gestão de Pessoas

– Ter os documentos no dia da Integração

– Not. da quebra de cont.

Ativar os benefícios aos 90 dias do profissional

Departamento Pessoal do CSI

Coordenadora de Gestão de Pessoas

– Notificação da quebra de contrato

Entregar PCI – Plano de Capacitação Inicial até o término do período de

experiência (90 dias)

Todos os Gestores

Coordenadora de Gestão de Pessoas

– Relatório de gerenciamento de entrega

– Not. da quebra de cont.

Entregar Avaliação de Experiência aos 45 dias e 90 dias do novo profissional

Todos os Gestores

Coordenadora de Gestão de Pessoas

Programar as férias dos profissionais tão logo o período aquisitivo esteja completo

Todos os Gestores

Coordenadora de Gestão de Pessoas

– Relatório de gerenciamento de férias não agendadas

– Not. da quebra de cont.

ASSINATURAS CONTRATUAIS

Data: 20/12/2023

JÉSSICA CAROLINE GOULART

Coordenadora de Gestão de Pessoas

MILENA VITÓRIO ALVES

Superintendente Regional Sul

  • 4.2.8 Recepção Principal e Pronto Atendimento:

CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES

(CADEIA DE VALOR)

DCO.GP.229

Emissão: 27/09/2023 Versão: 01

CONTRATANTE

RECEPÇÃO PRINCIPAL E PRONTO ATENDIMENTO

setor integrante do PROCESSO DE NEGÓCIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Supervisora de Atendimento CLÁUDIA RETZLAFF BENINCA, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato.

CONTRATADOS

ALMOXARIFADO, FARMÁCIA, CENTRAL DE ATENDIMENTO, MANUTENÇÃO E PATRIMÔNIO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

setores integrantes dos PROCESSOS DE NEGÓCIO/APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pelos seus Gestores imediatos, Farmacêutica LINA MACIEL GOUVÊA, Supervisora da Central de Atendimento VANESSA LASKOSKI, Supervisor de Manutenção e Patrimônio MARCELO DE MIRA, Coordenador de TI PAULO CÉSAR TZELIKIS responsáveis pelo cumprimento das

metas definidas neste contrato.

CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA)

FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA

GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA

CONTRATUAL

FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO

Receber materiais de expediente conforme solicitação

Suprimentos

Supervisora de Atendimento

– Conferência dos materiais recebidos com o que foi solicitado.

– Notificação da quebra de contrato

Receber medicamentos conforme solicitação

Farmacêutica

Supervisora de Atendimento

Receber pacientes devidamente agendados (exceto pronto atendimento)

Central de Atendimento

Supervisora de Atendimento

– Verificar o agendamento no Sistema Tasy conforme procedimento.

– Notificação da quebra

de contrato.

Manutenção dos equipamentos para realização dos exames no Pronto Atendimento e Recepção Principal conforme calendário de

manutenção preventiva

Manutenção de Equipamentos

Supervisora de Atendimento

  • Verificação de falta de manutenção.

  • Notificação da quebra de contrato.

Manter os sistemas (software) e equipamentos (hardware) em funcionamento garantindo o fluxo dos

pacientes

Tecnologia da Informação

Supervisora de Atendimento

  • Verificação de falta de funcionamento.

  • Notificação da quebra de contrato

ASSINATURAS CONTRATUAIS

Data: 20/12/2023

CLÁUDIA RETZLAFF BENINCA

Supervisora de Atendimento

MILENA VITÓRIO ALVES

Superintendente Regional Sul

  • 4.2.9 – Suprimentos:

CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES

(CADEIA DE VALOR)

DCO.GP.229

Emissão: 27/09/2023 Versão: 01

CONTRATANTE

SUPRIMENTOS

Setor integrante do PROCESSO DE APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pelo (a) Gerente Assistencial (a) SUELEN SCHTIGUEL SERPA responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato.

CONTRATADOS

CSI, FARMÁCIA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Setores integrantes dos PROCESSOS DE APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pelos seus Gestores imediatos, Farmacêutica, LINA MACIEL GOUVÊA; Coordenador de Tecnologia da Informação, PAULO CÉSAR TZELIKIS; responsáveis pelo cumprimento das metas

definidas neste contrato.

CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA)

FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA

GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA

CLÁUSULA CONTRATUAL

FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO

Realizar validação anual dos contratos com os fornecedores

CSI

Coordenador de Suprimentos

Sistema Soft Expert Sistema Tasy

Efetivar as compras conforme programação semanal e/ou lista crítica

CSI

Coordenador de Suprimentos

Sistema Soft Expert Sistema Tasy Follow up

Notificação de quebra de contrato

Repassar carta de descontinuação ou desabastecimento de produtos críticos para uso

hospitalar

CSI

Coordenador de Suprimentos

E-mail

Realizar as baixas de materiais, medicamentos e OPME conforme uso para embasar

ressuprimento

Farmácia

Coordenador de Suprimentos

Sistema Tasy

Solicitar semanalmente materiais e medicamentos conforme necessidade do setor considerando estoque máximo e mínimo

Todos os setores

Coordenador de Suprimentos

Sistema Tasy Kanban dos setores

ASSINATURAS CONTRATUAIS

Data: 20/12/2023

SUELEN SCHTIGUEL SERPA

Gerente Assistencial

MILENA VITÓRIO ALVES

Superintendente Regional Sul

  • 4.2.10 Tecnologia da Informação:

CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES

(CADEIA DE VALOR)

DCO.GP.229

Emissão: 27/09/2023 Versão: 01

CONTRATANTE

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Setor integrante do PROCESSO DE APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Coordenador de TI, PAULO CÉSAR TZELIKIS, responsável pela definição e

acompanhamento das metas definidas neste contrato.

CONTRATADOS

TODOS OS SETORES DO HOSAG

setores integrantes dos PROCESSOS DE GESTÃO/ASSISTENCIAL/APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pela Diretora MILENA VITÓRIO ALVES, responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato.

CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA)

FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA

GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA

CLÁUSULA CONTRATUAL

FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO

Atendimento a requisições de Infraestrutura

(1º. Atendimento em até 4 horas/resolução em até 2

dias)

Equipe de TI Regional TI Nacional

Fornecedores terceirizados

Coordenador de TI

Chamados em plataforma Information Technology Service Manager

Atendimento a requisições de Sistemas (TASY)

(1º. Atendimento em até 2 dias/resolução conf. acordo

com solicitante)

Equipe de TI Regional TI Nacional

Fornecedores terceirizados

Coordenador de TI

Chamados em plataforma ITSM

Atendimento a Incidentes de Infraestrutura

(1º. Atendimento em até 2

horas/resolução em até 1 dia ou conforme complexidade)

Equipe de TI Regional TI Nacional

Fornecedores terceirizados

Coordenador de TI

Chamados em plataforma ITSM

Atendimento a Incidentes de Sistemas (TASY)

(1º. Atendimento em até 4 horas/resolução em até 2 dias

ou conforme complexidade)

Equipe de TI Regional TI Nacional

Fornecedores terceirizados

Coordenador de TI

Chamados em plataforma ITSM

Atendimento a requisições de Segurança

(1º. Atendimento em até 4 horas/resolução em até 2

dias)

Equipe de TI Regional TI Nacional

Fornecedores terceirizados

Coordenador de TI

Chamados em plataforma ITSM

Atendimento a Incidentes de Segurança

(1º. Atendimento em até 2 horas/resolução em até 2 dias

ou conforme complexidade)

Equipe de TI Regional TI Nacional

Fornecedores terceirizados

Coordenador de TI

Chamados em plataforma ITSM

ASSINATURAS CONTRATUAIS

Data: 20/12/2023

PAULO CÉSAR TZELIKIS

Coord. de Tecnologia da Informação

MILENA VITÓRIO ALVES

Superintendente Regional Sul

5. Discussão Final:

Considerando todo esse cenário, podemos afirmar que o gerenciamento eficaz da interface de funcionamento entre setores de um hospital/clínica é fundamental. A compreensão e otimização da cadeia de valor interna permitem identificar oportunidades de melhoria, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.

Ao adotar uma abordagem integrada e coordenada para o gerenciamento dos setores, as organizações podem alinhar suas atividades e recursos de maneira mais eficaz, promovendo a inovação, a diferenciação no mercado e a construção de vantagem competitiva sustentável.

Portanto, investir em estratégias e práticas que visem aprimorar o gerenciamento dos setores internos não apenas fortalece a posição do hospital/clínica no mercado, mas também contribui para o alcance de seus objetivos organizacionais de médio e longo prazo. Em última análise, a excelência na gestão dos setores internos não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade imperativa para os hospitais/clínicas que buscam prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e desafiador.

6. Resultados:

Ao todo, foram elaborados e implementados 21 contratos de metas entre os setores do HOSAG, abrangendo todos os processos organizacionais. Ao longo dessa jornada, alguns pontos foram facilitadores e outros apresentaram-se como desafios momentâneos que precisaram ser superados. Esses desafios também se tornaram percepções sobre ciclos de melhoria que devem ser realizados nos contratos implementados. São eles:

Facilitadores do processo:

  • Assessoria com expertise em gestão de processos e da qualidade, bem como em serviços de oftalmologia atuando no HOSAG desde 2017. Essa assessoria, o IDTEX – Instituto Della Torres para Excelência (www.idtex.com.br), criou toda a metodologia aqui apresentada, realizou os treinamentos de capacitação dos gestores e apoiou o processo de construção e revisão crítica dos contratos.
  • Ferramental de fácil compreensão e com caráter reativamente lúdico, utilizando da ideia de contrato entre partes para definição da metodologia de gestão.
  • Existência de um Escritório de Gestão da Qualidade estruturado e com profissionais dedicados.
  • Apoio incondicional da Direção do HOSAG para a gestão da qualidade/acreditação.

Desafios do processo:

  • Impulsionar a capacidade analítica dos líderes do HOSAG para que, ao definirem as cláusulas contratuais (metas), focassem em pontos críticos, mensuráveis e gerenciáveis.
  • Garantir que os contratos de metas entre setores sejam instrumentos vivos de avaliação de desempenho dos setores e profissionais.
  • Desconstruir perante o grupo de lideranças do HOSAG a ideia de que a metodologia deveria ser construída apenas para atender requisitos de acreditação da ONA.

Ciclos de melhoria necessários:

  • Revisar periodicamente os contratos de metas entre setores, incluindo, revisando ou excluindo cláusulas contratuais (metas críticas).

7. Referências Bibliográficas:

  • Organização Nacional de Acreditação. Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde. São Paulo: Organização Nacional de Acreditação; 2022.
  • Porter, M. E. (1985). Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance. Free Press.
  • Rother, M., & Shook, J. (1999). Aprendendo a Enxergar: Mapeando o Fluxo de Valor para Adicionar Valor e Eliminar Desperdício. Lean Institute Brasil.
  • Rummler, G. A., & Brache, A. P. (1995). Melhoria de Processos na Empresa: Como Aumentar a Performance Organizacional Através do Redesenho dos Processos de Negócios. Qualitymark Editora.



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