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Desde as primeiras civilizações, a divisão de tarefas faz parte do funcionamento social humano, sendo percebida em aspectos cotidianos, como a família e a igreja, até as estruturas organizacionais mais complexas, como os serviços de saúde. Em um hospital ou clínica de oftalmologia, essa distribuição de funções se materializa em setores e profissionais, que podem ter diversos formatos de funcionamento. Independentemente do porte do hospital ou clínica, ou da quantidade de áreas e colaboradores, desde que esses setores estejam bem organizados e integrados, com metas claras e monitoradas, aumentam as chances de atingir a excelência, garantindo a profissionalização, a sustentabilidade, o crescimento e um clima organizacional de qualidade.
Gerenciar a interface de funcionamento entre os setores de um hospital ou clínica é fundamental para gerar eficácia e eficiência nos processos, qualidade nas comunicações internas e externas, gestão adequada de recursos, gerenciamento de riscos, melhoria contínua e cumprimento dos objetivos estratégicos. Isso também gera sinergia e empatia entre os profissionais, ampliando a visão holística e a análise crítica.
Todo hospital ou clínica é um sistema integrado onde cada setor está interligado com os outros, e suas relações são de interdependência. O desempenho de um setor pode afetar outros setores e a organização como um todo. Assim, é importante analisar e definir metodologias e ferramentas que identifiquem os pontos essenciais para que essas inter-relações entre setores, ou a cadeia de valor, sejam claramente formalizadas, disseminadas e monitoradas.
Para isso, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (HOSAG) de Joinville/SC adotou uma metodologia específica para implementar e realizar esse processo, servindo como instrumento de análise e benchmarking para outros serviços de saúde que, como o HOSAG, têm a excelência como valor fundamental.
Nos serviços oftalmológicos, onde a excelência na prestação dos serviços é crucial, a eficiência na gestão da interrelação entre os diversos setores de um hospital ou clínica desempenha um papel fundamental. Compreender e otimizar essa necessidade é essencial para garantir cuidados integrados, eficientes e de alta qualidade, além de:
A interdependência entre os setores de uma empresa é cada vez mais evidente, à medida que as organizações buscam responder às demandas crescentes dos clientes, às mudanças tecnológicas rápidas e às pressões competitivas. Essa inter-relação e interdependência entre setores e atividades é conhecida como cadeia de valor interna.
O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (HOSAG) está localizado no Estado de Santa Catarina, no Município de Joinville, sendo uma das principais referências em oftalmologia no Brasil. Atualmente, o HOSAG é um dos maiores hospitais de oftalmologia da América Latina, além de fazer parte do Grupo Opty, o maior conglomerado de oftalmologia do Brasil. Fundado em 1942 pelo Dr. Sadalla Amin Ghanem, a instituição passou a agregar novos profissionais e especialidades oftalmológicas distintas, formando uma equipe coesa de clínicos, cirurgiões e técnicos.
O HOSAG possui uma estrutura de mais de 10 mil m², 6 salas cirúrgicas, 2 Centros de Diagnóstico, 47 Consultórios Médicos, 2 Pronto Atendimentos, 1 serviço de Estética e 1 sala adaptada para teste ORCAM. Em média, o HOSAG realiza anualmente 120 mil consultas, 11 mil atendimentos de pronto-socorro, 290 mil exames de diagnóstico e 17 mil cirurgias. O hospital está em constante evolução, tendo a qualidade como principal norteador. Desde 2016, está certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo classificado desde 2017 no nível 3, a maior categoria possível entre a estrutura do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA.
Figura 1 – Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem atualmente (fev./24)
Os mais de 40 médicos e 215 colaboradores, formam os diversos setores do hospital, que por
sua vez, compõem a estrutura organizacional, apresentada abaixo:
Figura 2 – Estrutura organizacional do HOSAG (fev./24)
Quando olhamos para um organograma de forma isolada, muitas vezes não percebemos as inter-relações que existem entre os setores, ou seja, suas conexões de funcionamento, que podem envolver a troca de informações, dados, documentos, recursos ou atividades que transcendem as fronteiras setoriais. Essas interações ocorrem quando um setor depende de outro para realizar suas atividades ou quando o resultado de um setor afeta diretamente outro. Por exemplo:
Todo esse sistema traz consigo diversos desafios, especialmente:
Assim, podemos dizer que, quanto maior for o hospital/clínica, mais difícil será o “azeitamento” dessas interações, cabendo, portanto, um olhar cuidadoso, sistemático e metodológico para um gerenciamento efetivo.
Neste cenário e objetivando eliminar ao máximo as arestas e possíveis ineficácias, o HOSAG implementou um método para gerenciamento da interface entre setores, intitulado ludicamente de “Contrato de Metas entre Setores (Cadeia de Valor)”, sendo uma ferramenta prática de gestão. Neste modelo de contratualização interna, promove-se a colaboração e o trabalho em equipe, a formalização dos pontos críticos de funcionamento entre áreas, além de garantir que todos os setores estejam trabalhando na mesma direção em prol dos objetivos organizacionais.
O Escritório da Qualidade do HOSAG estruturou em outubro/2023 a ferramenta para construção do contrato de metas entre os setores, composta por:
Abaixo apresentamos a ferramenta em sua versão final:
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CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR) |
DCO.GP.229 Emissão: 23/10/2023 Versão: 01 |
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CONTRATANTE |
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CONTRATADOS |
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CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA) |
FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA |
GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL |
FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO |
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ASSINATURAS CONTRATUAIS |
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Data da contratualização: / / NOME/ASSINATURA DO GESTOR (ES) CONTRATANTE (S) CARGO NOME/ASSINATURA DO GESTOR (ES) CONTRATATADO (S) CARGO |
Figura 3 – Modelo da ferramenta de gerenciamento intersetorial do HOSAG: Contrato de Metas entre
Setores (cadeia de valor)
Após a construção dessa ferramenta metodológica, em 28/01/2023, todos os Gestores do HOSAG participaram do Workshop de Mapeamento de Processos e de Riscos. Na oportunidade, foi apresentada a metodologia que passaria a vigorar como ferramenta de gestão interna. Os gestores realizaram exercícios práticos de aprendizado e fixação do conteúdo, com uma data limite estabelecida para a construção dos contratos.
Figura 4 – Lista de Presença e foto do Workshop de Mapeamento de Processos e de Riscos realizado
no HOSAG em 28/01/2023
A partir de todo esse trabalho, passou-se então a definir e construir o contrato de metas entre setores, sendo realizado o processo para a integralidade dos setores da instituição. Apresentamos a seguir alguns exemplos práticos dos contratos implementados:
CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR) |
DCO.GP.229 Emissão: 20/12/2023 Versão: 01 |
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CONTRATANTE |
CENTRO CIRÚRGICO setor integrante do PROCESSO DE NEGÓCIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Gerente Assistencial, SUELEN SCHTIGUEL SERPA, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato. |
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CONTRATADOS |
AGENDAMENTO DE CIRURGIAS, INTERNAÇÃO CIRÚRGICA, SUPRIMENTOS/FARMÁCIA, CME, MANUTENÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO setores integrantes dos PROCESSOS DE NEGÓCIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pela Coordenadora de Agendamento de Cirurgias e Internação, ELISANGELA DELVOSS; setores integrantes dos PROCESSOS DE APOIO, neste ato representada pela Coordenadora de Suprimento e Farmácia, SUELEN SCHTIGUEL SERPA; Enfermeira da CME, TALLYTA COUTO SALES, Supervisor de Manutenção, MARCELO DE MIRA e Coordenador de Tecnologia e Informação, PAULO CESAR TZELIKIS, responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato. |
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CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA) |
FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA |
GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL |
FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO |
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Garantir capacidade cirúrgica instalada |
Agendamento de Cirurgias |
Gerente Assistencial |
Bate Mapa Notificação da quebra de contrato |
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Internar paciente pelo menos com 1 hora de antecedência ao horário da cirurgia |
Internação Cirúrgica |
Gerente Assistencial |
Indicador de Atraso de Início de Cirurgia |
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Garantir materiais e medicamentos na quantidade necessária para a realização de cirurgia as 15h30 do dia anterior |
Suprimentos Farmácia |
Gerente Assistencial |
Bate Mapa Notificação da quebra de contrato |
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Dispensar e consistir em conta OPME até as 17 horas das cirurgias que irão ocorrer no dia subsequente |
Suprimentos |
Gerente Assistencial |
Bate Mapa Notificação da quebra de contrato |
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Dispensar todos os instrumentais cirúrgicos, limpos e esterilizados diariamente enquanto houver procedimento em sala |
CME |
Gerente Assistencial |
Indicador de Atraso de Sala Notificação da quebra de contrato Indicadores da CME |
Cumprir o plano de manutenção preventiva dos equipamentos do Centro Cirúrgico |
Manutenção |
Gerente Assistencial |
Índice de cumprimento da manutenção preventiva de equipamentos |
Atender as Ordens de Serviço classificadas como urgentes conforme SLA acordado (24 horas) |
Tecnologia da Informação |
Gerente Assistencial |
Índice de atendimento das OS dentro dos SLA acordado |
Realizar os procedimentos cirúrgicos no horário agendado, eliminando atrasos |
Médicos Cirurgiões |
Gerente Assistencial |
Indicador de Atraso de Início de Cirurgia |
Cumprir o tempo estipulado de degermação cirúrgica (Médicos) |
Médicos Cirurgiões |
Gerente Assistencial |
Observatório de higienização das mãos (CCIH) |
ASSINATURAS CONTRATUAIS |
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Data: 20/12/2023 SUELEN SCHTIGUEL SERPA Gerente Assistencial MILENA VITÓRIO ALVES Superintendente Regional Sul |
CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR) |
DCO.GP.229 Emissão: 06/11/2023 Versão: 01 |
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CONTRATANTE |
CENTRO DE DIAGNÓSTICOS setor integrante do PROCESSO DE GESTÃO/ASSISSTENCIAL/APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Supervisora do Centro de Diagnósticos, CAMILLA DUTRA CAETANO, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato. |
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CONTRATADOS |
FARMÁCIA, SUPRIMENTOS, HIGIENIZAÇÃO, MANUTENÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, CME, CORPO CLÍNICO setores integrante dos PROCESSOS DE GESTÃO/ASSISTENCIAL/APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pelos seus Gestores imediatos, Farmacêutica LINA MACIEL GOUVÊA, Gerente Assistencial SUELEN SCHTIGUEL SERPA, Coordenadora de Higienização CAROLINE MAHL, Supervisor de Manutenção MARCELO DE MIRA, Coordenador de TI PAULO CÉSAR TZELIKIS, Enfermeira CME TALLYTA BEZERRA COUTO SALES, Superintendente Regional Sul MILENA VITÓRIO ALVES responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato. |
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CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA) |
FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA |
GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL |
FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO |
|
Receber materiais de expediente conforme solicitação |
Suprimentos e Farmacêutica |
Supervisora de Exames |
quebra de contrato |
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Realização das limpezas terminais de sala conforme escala |
Higienização |
Supervisora de Exames |
Qualquer quebra de contrato é tratada diretamente com a responsável da higienização |
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Cumprir o plano de manutenção preventiva dos equipamentos e/ou conforme SLA |
Manutenção |
Supervisora de Exames |
– Indice de cumprimento da manutenção preventiva – Notificação de quebra de contrato |
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Entrega de materiais estéreis e retirada do material sujo |
CME |
Sup. de Exames |
Notificação de quebra de contrato |
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Manter os aparelhos em rede e em funcionamento |
Tecnologia da Informação |
Sup. de Exames |
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Garantir a entrega da justificativa médica para a autorização do exame no convenio dentro do limite de prazo combinado |
Corpo Clínico |
Sup. de Exames |
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ASSINATURAS CONTRATUAIS |
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Data: 20/12/2023 CAMILLA DUTRA CAETANO Supervisora do Centros de Diagnósticos MILENA VITÓRIO ALVES Superintendente Regional Sul |
CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR) |
DCO.GP.229 Emissão: 25/10/2023 Versão: 01 |
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CONTRATANTE |
ESTÉTICA AVANÇADA setor integrante do PROCESSO ASSISTENCIAL do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Supervisora do Centros de Diagnósticos, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato. |
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CONTRATADOS |
TESOURARIA, SUPRIMENTOS, MANUTENÇÃO, CME setores integrantes dos PROCESSOS DE GESTÃO e de APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pelos seus Gestores imediatos, responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato. |
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CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA) |
FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA |
GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL |
FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO |
|
Fechar o caixa, diariamente até 18h |
Tesouraria |
Coordenador Financeiro |
Notificação da quebra de contrato |
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Entrega dos kits de MAT/MED, nas segundas-feiras às 8h |
Suprimentos e Farmácia |
Sup. de Suprimentos e Farmacêutica |
Notificação da quebra de contrato |
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Cumprir o plano de manutenção preventiva da plataforma Etherea |
Manutenção |
Sup. de Manutenção |
Notificação da quebra de contrato |
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Entrega de materiais estéreis nas segundas-feiras às 8h |
CME |
Gerente Assistencial |
Notificação da quebra de contrato |
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ASSINATURAS CONTRATUAIS |
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Data: 20/12/2023 CAMILLA DUTRA CAETANO Supervisora do Centros de Diagnósticos MILENA VITÓRIO ALVES Superintendente Regional Sul |
CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR) |
DCO.GP.229 Emissão: 25/10/2023 Versão: 01 |
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CONTRATANTE |
FINANCEIRO setor integrante do PROCESSO DE GESTÃO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pelo Coordenador Financeiro, VICTOR HUGO CLAUDINO, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato. |
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CONTRATADOS |
TESOURARIA / SUPRIMENTOS / FARMÁCIA / MANUTENÇÃO / CME setores integrantes dos PROCESSOS DE APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pelos seus Gestores imediatos, Gerente Assistencial, SUELEN SCHTIGUEL SERPA; Supervisor de Manutenção, MARCELO DE MIRA; Coordenadora de Contas a Receber CSI, TATIANE BERTOLDI responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato. |
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CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA) |
FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA |
GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL |
FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO |
|
Fechar o caixa, diariamente até 18h |
Tesouraria |
Coordenador Financeiro |
Notificação da quebra de contrato |
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Entrega dos kits de MAT/MED, nas segundas-feiras às 8h |
Suprimentos e Farmácia |
Sup. de Suprimentos e Farmacêutica |
Notificação da quebra de contrato |
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Cumprir o plano de manutenção preventiva da plataforma Etherea |
Manutenção |
Sup. de Manutenção |
Notificação da quebra de contrato |
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Entrega de materiais estéreis nas segundas-feiras às 8h |
CME |
Gerente Assistencial |
Notificação da quebra de contrato |
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ASSINATURAS CONTRATUAIS |
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Data: 20/12/2023 VICTOR HUGO CLAUDINO Coordenador Financeiro MILENA VITÓRIO ALVES Superintendente Regional Sul |
CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR) |
DCO.GP.229 Emissão: 25/10/2023 Versão: 01 |
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CONTRATANTE |
GESTÃO DA QUALIDADE setor integrante do PROCESSO DE GESTÃO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Supervisora de Qualidade, JANAINA BALSANELLI DA SILVA, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato. |
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CONTRATADOS |
TODOS OS SETORES DO HOSAG setores integrantes dos PROCESSOS DE GESTÃO/ASSISTENCIAL/APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pela Diretora MILENA VITÓRIO ALVES, responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato. |
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CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA) |
FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA |
GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL |
FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO |
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Indicadores alimentados e analisados criticamente até o dia 10 de cada mês |
Todos os Gestores |
Supervisora da Qualidade |
Sistema Interact E-mail |
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Registros de ocorrências analisados em até 72h (incidente sem danos) e 48h (incidente com dano) |
Todos os Gestores |
Supervisora da Qualidade |
Sistema Interact E-mail |
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Manifestações de pacientes analisadas em até 48h |
Todos os Gestores |
Supervisora da Qualidade |
Sistema Interact E-mail |
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ASSINATURAS CONTRATUAIS |
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JANAINA BALSANELLI DA SILVA Supervisora de Gestão da Qualidade MILENA VITÓRIO ALVES Serintendente Regional Sul |
CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR) |
DCO.GP.229 Emissão: 27/09/2023 Versão: 01 |
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CONTRATANTE |
GESTÃO DE PESSOAS Setor integrante do PROCESSO DE GESTÃO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Coordenadora de Gestão de Pessoas, JÉSSICA CAROLINE GOULART, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato. |
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CONTRATADOS |
TODOS OS GESTORES DO HOSAG, ANALISTAS DE DP DO CSI Neste ato representado por todos os Gestores do HOSAG e pelo Analista de Departamento Pessoal do CSI – Centro de Soluções Integradas, responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato. |
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CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA) |
FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA |
GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL |
FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO |
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Enviar o atestado de saúde em até 48 horas após a emissão |
Todos os Gestores |
Coordenadora de Gestão de Pessoas |
– Lançamento no Sistema Senior – Not. da quebra de contrato |
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Analisar e corrigir o ponto eletrônico em até 4 dias após o fechamento |
Todos os Gestores |
Coordenadora de Gestão de Pessoas |
– Relatório de gerenciamento do ponto – Notificação da quebra de contrato |
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Receber o kit admissional na sexta-feira anterior à integração do novo prof. |
Departamento Pessoal do CSI |
Coordenadora de Gestão de Pessoas |
– Ter os documentos no dia da Integração – Not. da quebra de cont. |
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Ativar os benefícios aos 90 dias do profissional |
Departamento Pessoal do CSI |
Coordenadora de Gestão de Pessoas |
– Notificação da quebra de contrato |
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Entregar PCI – Plano de Capacitação Inicial até o término do período de experiência (90 dias) |
Todos os Gestores |
Coordenadora de Gestão de Pessoas |
– Relatório de gerenciamento de entrega – Not. da quebra de cont. |
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Entregar Avaliação de Experiência aos 45 dias e 90 dias do novo profissional |
Todos os Gestores |
Coordenadora de Gestão de Pessoas |
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Programar as férias dos profissionais tão logo o período aquisitivo esteja completo |
Todos os Gestores |
Coordenadora de Gestão de Pessoas |
– Relatório de gerenciamento de férias não agendadas – Not. da quebra de cont. |
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ASSINATURAS CONTRATUAIS |
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Data: 20/12/2023 JÉSSICA CAROLINE GOULART Coordenadora de Gestão de Pessoas MILENA VITÓRIO ALVES Superintendente Regional Sul |
CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR) |
DCO.GP.229 Emissão: 27/09/2023 Versão: 01 |
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CONTRATANTE |
RECEPÇÃO PRINCIPAL E PRONTO ATENDIMENTO setor integrante do PROCESSO DE NEGÓCIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Supervisora de Atendimento CLÁUDIA RETZLAFF BENINCA, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato. |
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CONTRATADOS |
ALMOXARIFADO, FARMÁCIA, CENTRAL DE ATENDIMENTO, MANUTENÇÃO E PATRIMÔNIO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO setores integrantes dos PROCESSOS DE NEGÓCIO/APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pelos seus Gestores imediatos, Farmacêutica LINA MACIEL GOUVÊA, Supervisora da Central de Atendimento VANESSA LASKOSKI, Supervisor de Manutenção e Patrimônio MARCELO DE MIRA, Coordenador de TI PAULO CÉSAR TZELIKIS responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato. |
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CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA) |
FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA |
GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL |
FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO |
|
Receber materiais de expediente conforme solicitação |
Suprimentos |
Supervisora de Atendimento |
– Conferência dos materiais recebidos com o que foi solicitado. – Notificação da quebra de contrato |
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Receber medicamentos conforme solicitação |
Farmacêutica |
Supervisora de Atendimento |
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Receber pacientes devidamente agendados (exceto pronto atendimento) |
Central de Atendimento |
Supervisora de Atendimento |
– Verificar o agendamento no Sistema Tasy conforme procedimento. – Notificação da quebra de contrato. |
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Manutenção dos equipamentos para realização dos exames no Pronto Atendimento e Recepção Principal conforme calendário de manutenção preventiva |
Manutenção de Equipamentos |
Supervisora de Atendimento |
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Manter os sistemas (software) e equipamentos (hardware) em funcionamento garantindo o fluxo dos pacientes |
Tecnologia da Informação |
Supervisora de Atendimento |
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ASSINATURAS CONTRATUAIS |
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Data: 20/12/2023 CLÁUDIA RETZLAFF BENINCA Supervisora de Atendimento MILENA VITÓRIO ALVES Superintendente Regional Sul |
CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR) |
DCO.GP.229 Emissão: 27/09/2023 Versão: 01 |
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CONTRATANTE |
SUPRIMENTOS Setor integrante do PROCESSO DE APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pelo (a) Gerente Assistencial (a) SUELEN SCHTIGUEL SERPA responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato. |
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CONTRATADOS |
CSI, FARMÁCIA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Setores integrantes dos PROCESSOS DE APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pelos seus Gestores imediatos, Farmacêutica, LINA MACIEL GOUVÊA; Coordenador de Tecnologia da Informação, PAULO CÉSAR TZELIKIS; responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato. |
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CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA) |
FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA |
GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL |
FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO |
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Realizar validação anual dos contratos com os fornecedores |
CSI |
Coordenador de Suprimentos |
Sistema Soft Expert Sistema Tasy |
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Efetivar as compras conforme programação semanal e/ou lista crítica |
CSI |
Coordenador de Suprimentos |
Sistema Soft Expert Sistema Tasy Follow up Notificação de quebra de contrato |
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Repassar carta de descontinuação ou desabastecimento de produtos críticos para uso hospitalar |
CSI |
Coordenador de Suprimentos |
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Realizar as baixas de materiais, medicamentos e OPME conforme uso para embasar ressuprimento |
Farmácia |
Coordenador de Suprimentos |
Sistema Tasy |
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Solicitar semanalmente materiais e medicamentos conforme necessidade do setor considerando estoque máximo e mínimo |
Todos os setores |
Coordenador de Suprimentos |
Sistema Tasy Kanban dos setores |
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ASSINATURAS CONTRATUAIS |
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Data: 20/12/2023 SUELEN SCHTIGUEL SERPA Gerente Assistencial MILENA VITÓRIO ALVES Superintendente Regional Sul |
CONTRATO DE METAS ENTRE SETORES (CADEIA DE VALOR) |
DCO.GP.229 Emissão: 27/09/2023 Versão: 01 |
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CONTRATANTE |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Setor integrante do PROCESSO DE APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representado pela Coordenador de TI, PAULO CÉSAR TZELIKIS, responsável pela definição e acompanhamento das metas definidas neste contrato. |
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CONTRATADOS |
TODOS OS SETORES DO HOSAG setores integrantes dos PROCESSOS DE GESTÃO/ASSISTENCIAL/APOIO do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, neste ato representada pela Diretora MILENA VITÓRIO ALVES, responsáveis pelo cumprimento das metas definidas neste contrato. |
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CLÁUSULA CONTRATUAL (META CRÍTICA) |
FORNECEDOR RESP. PELA ENTREGA |
GESTOR RESP. PELA GESTÃO DA CLÁUSULA CONTRATUAL |
FORMA DE GERENCIAMENTO/ MENSURAÇÃO |
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Atendimento a requisições de Infraestrutura (1º. Atendimento em até 4 horas/resolução em até 2 dias) |
Equipe de TI Regional TI Nacional Fornecedores terceirizados |
Coordenador de TI |
Chamados em plataforma Information Technology Service Manager |
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Atendimento a requisições de Sistemas (TASY) (1º. Atendimento em até 2 dias/resolução conf. acordo com solicitante) |
Equipe de TI Regional TI Nacional Fornecedores terceirizados |
Coordenador de TI |
Chamados em plataforma ITSM |
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Atendimento a Incidentes de Infraestrutura (1º. Atendimento em até 2 horas/resolução em até 1 dia ou conforme complexidade) |
Equipe de TI Regional TI Nacional Fornecedores terceirizados |
Coordenador de TI |
Chamados em plataforma ITSM |
|
Atendimento a Incidentes de Sistemas (TASY) (1º. Atendimento em até 4 horas/resolução em até 2 dias ou conforme complexidade) |
Equipe de TI Regional TI Nacional Fornecedores terceirizados |
Coordenador de TI |
Chamados em plataforma ITSM |
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Atendimento a requisições de Segurança (1º. Atendimento em até 4 horas/resolução em até 2 dias) |
Equipe de TI Regional TI Nacional Fornecedores terceirizados |
Coordenador de TI |
Chamados em plataforma ITSM |
|
Atendimento a Incidentes de Segurança (1º. Atendimento em até 2 horas/resolução em até 2 dias ou conforme complexidade) |
Equipe de TI Regional TI Nacional Fornecedores terceirizados |
Coordenador de TI |
Chamados em plataforma ITSM |
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ASSINATURAS CONTRATUAIS |
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Data: 20/12/2023 PAULO CÉSAR TZELIKIS Coord. de Tecnologia da Informação MILENA VITÓRIO ALVES Superintendente Regional Sul |
Considerando todo esse cenário, podemos afirmar que o gerenciamento eficaz da interface de funcionamento entre setores de um hospital/clínica é fundamental. A compreensão e otimização da cadeia de valor interna permitem identificar oportunidades de melhoria, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.
Ao adotar uma abordagem integrada e coordenada para o gerenciamento dos setores, as organizações podem alinhar suas atividades e recursos de maneira mais eficaz, promovendo a inovação, a diferenciação no mercado e a construção de vantagem competitiva sustentável.
Portanto, investir em estratégias e práticas que visem aprimorar o gerenciamento dos setores internos não apenas fortalece a posição do hospital/clínica no mercado, mas também contribui para o alcance de seus objetivos organizacionais de médio e longo prazo. Em última análise, a excelência na gestão dos setores internos não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade imperativa para os hospitais/clínicas que buscam prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e desafiador.
Ao todo, foram elaborados e implementados 21 contratos de metas entre os setores do HOSAG, abrangendo todos os processos organizacionais. Ao longo dessa jornada, alguns pontos foram facilitadores e outros apresentaram-se como desafios momentâneos que precisaram ser superados. Esses desafios também se tornaram percepções sobre ciclos de melhoria que devem ser realizados nos contratos implementados. São eles: